História

Por meio das aquisições e esforços de crescimento orgânico, a IMERYS, tornou-se o líder mundial nas especialidades de base em minerais industriais, aproveitando sua experiência na indústria e o amplo conhecimento das matérias-primas.

Origem: Mineração e Metalurgia

As origens do grupo foram em mineração e metalurgia. Criado em abril de 1880, mais de um século atrás, seu negócio principal continua sendo a extração e transformação de metais não ferrosos. Na década de 1970 houve o primeiro ponto de viragem. As diferentes empresas se agruparam num holding com o nome Imetal acompanhando a diversificação e expansão de seus negócios.

1991/1998: Primeiros desenvolvimentos em minerais industriais.

A partir de 1990, o Grupo foca seu desenvolvimento em Minerais Industriais e programa uma política de aquisições ambiciosas. Imetal estabeleceu posições fortes em pigmentos brancos, primeiro caulim (caulim Dry Branch Company, EUA) e, em seguida, carbonatos de cálcio (Mármore Georgia, Estados Unidos). Ela também expandiu seu portfólio em minerais refratários (CE Minerais, Estados Unidos), refratários monolíticos (Plibrico, Luxemburgo), argilas (Ceratera, França) e corpos cerâmicos (KPCL, França). Finalmente, ela entrou no grafite (Stratmin grafite, Canadá, em seguida, Timcal, Suíça) e no mercado cerâmicas técnicas (IKF, França).

Entre 1994 e 1998, Imetal dobrou de tamanho, um terço pelo crescimento orgânico e dois terços por crescimento externo. Em 1998, o negócio estava estruturado em torno de dois setores (Processamento de minerais, Processamento de Metais) com uma organização que opera por divisões.

1999: Conclusão da reorientação para processamento de minerais.

Em 1999, com a aquisição da English China Clays (ECC), fundada em 1919, a empresa do Reino Unido era um dos maiores produtores de pigmentos brancos (caulim e carbonatos de cálcio). Após esta operação, o Grupo concluiu sua reorientação ao negócio em Processamento de Minerais com a venda das atividades de processamento de Metais.

Para refletir essa mudança, Imetal mudou seu nome para a IMERYS em 22 de setembro de 1999.

2000/2014: Desenvolvimento da Imerys, um grupo global multi-mineral.

Em novembro de 2014, Imerys anunciou uma fusão estratégica com a S&B, líder de bentonita na Europa (ligantes para fundição, revestimentos à prova d'água, coajudantes para perfuração e aditivos funcionais). S&B também é o número um mundial em aditivos para processamento contínuo de aço, e líder mundial em wollastonita (aditivos para polímeros funcionais e tintas). A empresa também está presente em soluções baseadas em perlita para materiais de construção e horticultura.

Desde 2000, o Grupo tem crescido e desenvolvido utilizando seu conhecimento exclusivo de minerais industriais. A partir de um amplo portfólio de recursos exclusivos e processos técnicos altamente desenvolvidos, Imerys transforma minerais industriais nas especialidades de alto valor agregado para seus clientes.

Desde 1 de Julho, 2013, Imerys está organizado em quatro grupos empresariais com operações e mercados claramente definidos:

  • Soluções e Especialidades para o Setor de Energia
  • Filtragem e Aditivos de Alto Desempenho
  • Materiais Cerâmicos
  • Minerais de Alta Resistência