Filtration & Performance Additives F&PA

A divisão Filtration & Performance Additives F&PA, é uma das mais complexas do Grupo.

Inclui minerais para filtração depois da aquisição da líder mundial neste setor, World Minerals (Estados Unidos). Esta aquisição aportou novos minerais (diatomita e perlita) e uma forte presença mundial, tomando o controle dos diferentes mercados em que participava a World Minerals. As atividades de perlita foram reforçadas na América do Sul em 2007 com a aquisição de Perfiltra na Argentina.

Quanto aos aditivos de alto desempenho com base em minerais (Performance Additives), o Grupo continuou seu desenvolvimento, em 2008, com a aquisição de Kings Mountain Minerals, Inc. (Carolina do Norte, Estados Unidos) e Suzorite Mining, Inc. (Quebec, Canadá) somando Mica ao portfólio de minerais.

Em 2011 Imerys adquiriu o Grupo Luzenac tornando-se o líder mundial em processamento de talco. Em 2012 o Grupo reforçou a sua gama de produtos para os mercados de tintas, polímeros e borrachas com a aquisição da empresa brasileira Itatex.

À divisão, somou-se em 2015 as operações da S&B recentemente adquirida, incluindo bentonita, wollastonita e ampliando sua participação de perlita.